Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Where am I connected?

***  English version soon ***

Visando o teste de comportamento do listener do AlwaysOn Availability Groups, criei a aplicação “Where am I connected?” (WAIC).

waic

O WAIC, é uma aplicação desenvolvida em .net, sem a necessidade de instalação. Basta fazer o download da última versão e iniciar o executável.

Para que serve?
Conforme dito anteriormente, o objetivo da WAIC é testar o comportamento do listener de um Availability Group. Por padrão, qualquer conexão direcionado para o listener  irá apontar para a replica primária. Porém, em muitos casos, o objetivo é utilizar as replicas secundárias para balancear a carga de leitura, e para isso as Read-only Routes deverão ser configuradas, de forma a permitir a conexão utilizando o parâmetro “ApplicationIntent=ReadOnly”.

A partir do SQL Server 2016, o listener terá a capacidade de “balancear” as conexões, distribuindo-as por todas as replicas secundárias, com base no algoritmo de round-robin. Este cenário também é suportado pela WAIC.

Por último, o WAIC facilita o troubleshooting aplicacional. Muitas vezes a aplicação não consegue conectar-se na replica desejada, e um dos problemas mais comuns é relativo a Connection Strings mal definidas. Usando o WAIC, basta copiar a Connection String que está a ser usada pela aplicação, e testar o seu comportamento.

Em resumo, o WAIC facilita as seguintes tarefas:

  • Testar o listener de um AG
  • Testar o comportamento do Load Balancing (SQL Server 2016)
  • Testar connection string

Como funciona?
O WAIC aceita uma Connection String como parâmetro, e ao clicar no botão “Test!”, será identificado o servidor no qual a conexão foi estabelecida.

waic_2

Connection String
Por padrão, a opção de connection pooling está ativa no ADO.NET, o que obriga que o pooling seja anulado explicitamente. Para este fim, o parametro “Pooling=False” deverá ser indicado.

O seguinte link aponta para uma documentação completa, com informações úteis sobre como montar uma connection string que atinja o seu objetivo: https://msdn.microsoft.com/library/ms254500(v=vs.100).aspx

Download
A aplicação está disponível para download no CodePlex, e pode ser encontrada no seguinte link: http://alwaysonavailabilitygroupswaic.codeplex.com/